Topo

OPINIÃO

Quartelada na Bolívia é lembrete para o Brasil

Do UOL

26/06/2024 21h05

Esta é a versão online da newsletter Olhar Apurado. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso a newsletters, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

Aparentemente, a quartelada na Bolívia não prosperou. Os militares rebelados desocuparam a região do Palácio Quemado e da praça Murilo, seu líder, Juan José Zuñiga, foi preso, e a colunista Raquel Landim informa que o Planalto tem informações de que a insurreição foi desmobilizada.

Leonardo Sakamoto chama a atenção para a sempre instável convivência de fardados com a democracia na América Latina. E recomenda que o Brasil não se esqueça de que também viveu risco de golpe há pouco mais de ano e meio. "O plano golpista de Bolsonaro contou com generais como Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Estevam Theophilo, com o almirante Garnier, e um rosário de oficiais. Tratar esses oficiais do alto escalão militar como um grupelho assanhado é jogar a realidade para baixo do tapete. O golpismo é entranhado nas Forças Armadas porque nunca foi devidamente dissuadido", avalia.

Reinaldo e Josias avaliam entrevista de Lula ao UOL

O presidente Lula deu entrevista exclusiva ao UOL na manhã de hoje (assista à íntegra aqui). Defendeu o atrelamento do salário mínimo à inflação, criticou "o mercado", palpitou sobre a decisão do STF a respeito da maconha, defendeu a permanência de Juscelino Filho no governo e afirmou que Milei deve desculpas ao Brasil e a ele.

Sobre a última declaração, Reinaldo Azevedo pondera sobre a conveniência de Lula se meter nessa briga. "Um presidente precisa lembrar de uma máxima do Machado de Assis dizendo: 'Tenho servido de agulha a muita linha ordinária. O Lula, às vezes, serve de agulha pra linha ordinária", diz.

Josias de Souza critica o conjunto das falas do petista: "Lula fez vários gols na entrevista dada ao UOL, quase todos contra".

Outros olhares

Wálter Maierovitch: STF marca território ao definir 40 g de maconha para usuário. Leia mais

José Paulo Kupfer: Impacto da crise no RS sobre alimentos se concentra no IPCA-15 de junho. Leia mais

José Roberto de Toledo: Mercado aumenta pressão para impor sua agenda a Lula e Haddad. Leia mais

Juca Kfouri: Seis africanos ajudam a classificar a europeia Bélgica. Leia mais

PVC: Romênia se classifica trinta anos depois de Hagi e no mesmo dia de 1994. Leia mais

Thais Bilenky e José Roberto de Toledo: Estreia nesta sexta (28) no UOL o podcast A Hora. Leia mais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quartelada na Bolívia é lembrete para o Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Olhar Apurado