Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Planalto recebe relatos de que golpe na Bolívia começa a ser debelado

O Palácio do Planalto recebeu relatos de que a tentativa de golpe na Bolívia está sendo debelada, informaram fontes à coluna. Os militares estariam sendo retirados e o presidente Luis Arce já estaria participando de uma manifestação em La Paz.

Fontes diplomáticas brasileiras informaram que a invasão dos militares foi no Palacio Quemado, mas não atingiu a sede administrativa atual do governo boliviano. Arce conseguiu, portanto, trocar os chefes das Forças Armadas e recuperar o controle. O presidente teria dado uma coletiva e depois ido a uma passeata popular.

Para fontes do Planalto, também foi fundamental para o golpe naufragar a falta de apoio internacional. A tentativa de golpe foi condenada por toda a região, incluindo a Argentina que se pronunciou tardiamente, pela União Europeia e pela Espanha. Se o golpe prosperasse, a Bolívia seria excluída do Mercosul.

A confusão toda teria começado depois do comandante do Exército, Juan José Juñiga, ter dito que Evo Morales não poderia ser candidato à Presidência. Morales então exigiu a demissão dele, alegando interferência indevida do militar no pleito. Arce assentiu e demitiu o general na última terça-feira, apesar de estar rompido com Morales. Juñiga então reuniu as tropas.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes