Mancha de ar seco cobre 3.000 Km do território brasileiro de Norte a Sul
Carolina Juliano
10/09/2024 06h14
Esta é a newsletter Pra Começar o Dia. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
********
* Instituto de Meteorologia está com alerta de perigo para 12 estados e DF. O Inmet emitiu o alerta de baixa umidade depois que imagens de satélite mostraram uma mancha gigante de ar seco cobrindo o país. De leste a oeste, a mancha tem 3,2 mil quilômetros de largura e vai do Rio Grande do Norte a Rondônia. De norte a sul, são 3 mil km tomados pela seca. Apenas Acre, Amapá, Roraima, Amazonas e Rio Grande do Sul não estavam com a maioria de seus territórios envoltos nessa bolha de ar seco ontem. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12% hoje em Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo, Maranhão e Distrito Federal. Veja todos os dados.
* Governo aumenta investimento, mas não consegue conter queimadas. A falta de articulação nacional e a seca travam o combate aos incêndios em meio à pior estiagem já registrada no país desde o início da atual série histórica, em 1950, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Reportagem da Folha mostra que, apesar de o governo Lula ter aumentado o orçamento e a estrutura de enfrentamento do problema, as atuais medidas adotadas não se mostram suficientes. O primeiro Orçamento proposto por Lula para 2024 cresceu bastante em relação ao último apresentado pela gestão Bolsonaro, mas teve parte cortada pelo Congresso, com forte atuação da bancada ruralista. De um lado, o número de brigadistas do Ibama subiu de 2.109 para 2.255 entre 2023 e 2024, mas no ICMBio caiu de 1.415 para 981. Leia mais.
* São Paulo registra a pior qualidade de ar do mundo nesta segunda. O calor, o tempo seco e a fumaça de incêndios levaram a capital paulista a registrar a pior qualidade de ar no mundo, de acordo com o site suíço IQAir. A empresa é especializada em tecnologia da qualidade do ar e organiza o ranking de 120 grandes cidades do mundo com dados gerados por estações operadas por governos, instituições de pesquisa e organizações sem fins lucrativos. São Paulo superou as cidades de Ho Chi Minh, no Vietnã, e Lahore, no Paquistão, Jerusalém, Doha e Pequim com o ar mais poluído. Saiba mais sobre a medição.
* Macaé Evaristo será nova ministra dos Direitos Humanos. A deputada petista aceitou o convite de Lula em visita ao Palácio da Alvorada nesta segunda. Macaé é professora e tem histórico na educação e no ativismo negro. Ela foi secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, e estadual da Educação de Minas Gerais. Durante o governo Dilma Rousseff, foi secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Ela está no primeiro mandato como deputada estadual. O governo queria uma mulher negra para assumir vaga deixada por Silvio Almeida, que foi demitido na última sexta-feira após denúncias de assédio sexual. Ele nega todas as acusações e disse que irá provar que é inocente. Saiba mais.
* Brasil muda de posição e adere a denúncia contra Ortega na ONU. Depois de ter seu embaixador expulso da Nicarágua em agosto, o Brasil se unirá a um grupo de oito países para denunciar às Nações Unidas violações de direitos humanos cometidas pelo regime de Daniel Ortega. O governo vai aderir a uma declaração conjunta com Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai e Peru acusando o governo da Nicarágua de tortura, desaparecimento forçado e repressão. Segundo o colunista do UOL Jamil Chade, a mudança de posição do Brasil ocorre depois de a ONU apresentar dados de uma nova investigação contra Ortega. Saiba mais.
* Kate Middleton anuncia fim da quimioterapia e retomada de agenda pública. A princesa falou sobre seu alívio ao concluir seu tratamento em um vídeo divulgado pelo Palácio de Kensington. Ela diz que este ano foi "incrivelmente difícil" e "que a vida como você a conhece pode mudar em um instante". Destacou também as perspectivas que a doença trouxe para a família e disse estar "ansiosa para voltar a trabalhar e retomar aparições públicas nos próximos meses, quando puder". Desde o início do ano, a princesa fez apenas duas aparições oficiais, uma em junho e outra em julho. A próxima deve ser em novembro, segundo a imprensa britânica. Kate anunciou diagnóstico de câncer em março, após sofrer uma cirurgia abdominal. Veja o vídeo.
* Deolane Bezerra vai para prisão domiciliar e fala em 'abuso de autoridade'. A advogada e influenciadora deixou a Colônia Penal Feminina do Recife ontem após o Tribunal de Justiça de Pernambuco lhe conceder prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica. A mãe dela, Solange Alves, teve pedido de liberdade negado e seguirá presa. Dezenas de apoiadores esperavam Deolane do lado de fora da cadeia e ela disse repetidas vezes ao sair que sua prisão foi "criminosa" e por "abuso de autoridade do estado de Pernambuco". Ela disse ainda que não há nenhuma prova contra ela. Saiba mais.
* Boulos promete zerar fila da saúde e manter tarifa de ônibus. Na sabatina realizada pela Folha/UOL, o candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSOL disse que vai criar o Poupatempo da Saúde para zerar filas de espera por consultas e exames. A proposta prevê 16 policlínicas na cidade, mas o candidato não detalhou quanto tempo seria necessário para zerar as filas nem qual seria o prazo de espera por atendimento. Boulos descartou aumento da tarifa de ônibus, congelada em R$ 4,40 desde 2020 com parte do valor subsidiado pelos cofres municipais. Ele disse que vai "passar a limpo" os contratos de ônibus. O candidato que será entrevistado hoje é Altino Prazeres, do PSTU. Veja o que mais Boulos falou.