Pix: Recuo do governo pode ser ainda pior que medida mal comunicada
Numa vitória da desinformação, o governo revogou o ato normativo que alterava as regras de fiscalização da Receita Federal sobre transações financeiras, após a repercussão negativa envolvendo o Pix. Se havia alguma dúvida de que há um problema de comunicação no Executivo, acredito que ela tenha se dissipado.
Raquel Landim resume a questão assim: "Um vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) derrubou a resolução do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o Pix, e expôs o desafio do governo Luiz Inácio Lula da Silva na comunicação."
Leonardo Sakamoto explica em termos simples a estratégia de desinformação: "Tanto os muito ricos quanto os seus representantes políticos estavam te tratando como otário quando diziam que o Pix seria taxado, contando com o fato que as pessoas ainda não têm o hábito de checar informações. Depois que a fake passou a ser desmentida, os mesmos responsáveis pela mentira original passaram a dizer que o Pix seria usado para caçar pequenos empreendedores e quebrar o sigilo de transações".
José Paulo Kupfer vê o recuo como um desastre que traz consequências objetivas, como incentivo à sonegação e distorção do mercado bancário. E questiona: "Ao ceder a pressões de redes sociais, sem razão concreta para isso, no fim de tudo, o governo Lula avançou para a beira de um abismo. A pergunta que fica agora é: quanto mais e em que circunstâncias, Lula vai ceder a pressões alimentadas por desinformações?".
Um comentário de Andreza Matais no UOL News: "O Governo vai ter de rebolar para recuperar credibilidade no caso do Pix".
Josias de Souza conclui: " A pixcaretagem da fake news conspurcou o Pix. O restabelecimento da confiança levará tempo. A oposição celebra um recuo que, na prática, favorece os sonegadores".
- Raquel Landim: Vídeo de Nikolas derruba resolução de Haddad sobre Pix e expõe governo
- Leonardo Sakamoto: Na fake do Pix, político engana trabalhador ao tratar sonegador como herói
- José Paulo Kupfer: Recuo nas regras de fiscalização traz risco de incentivo à sonegação
- Josias de Souza: Pixcaretagem da mentira fez do Pix peça de um terrorismo fiscal
- Andreza Matais: Governo terá de rebolar para recuperar credibilidade no caso do Pix
Outros olhares
Conrado Hübner Mendes
O Brasil é o país do golpe sem custo ou consequência Leia mais
4 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Paulo Marcio Almada dos Santos
Um jovem deputado dando aula de comunicação! Isso machuca a imprensa chapa branca e o governo desgovernado!
Wagner Carmo Machado da Silva
ENQUANTO NÃO REGULAMENTAREM AS REDEA SOCIAIS, VAMOS ESTAR A MERÇE DAS DESASTROSAS CONSEQUÊNCIAS DAS FAKE NEWS! ENTENDERAM PORQUE ESSA EZREEMA-DIREITA BOLSONARISTA É CONTRA ESSA REGULAMENTAÇÃO?? "SEM MENTIRAS" O BOLSONARISMO MORRE!!!
Luiz Amado Garcia Pereira Dias
O que esses sonegadores não queriam mesmo era serem fiscalizados. Lamentável esse recuo do governo.