Topo

Irã está otimista com acordo na Opep

26/11/2016 11h19

SÃO PAULO (Reuters) - O Irã está otimista sobre a possibilidade de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) chegar a um acordo e planeja anunciar sua própria decisão sobre restrições de produção na reunião do grupo na próxima semana, disse o ministro iraniano do Petróleo, Bijan Zanganeh, no site oficial do ministério SHANA.

"A proposta do Ministro da Energia da Argélia (Nouredine Bouterfa) sobre a produção de cada país foi apresentada hoje e cuidadosamente estudada", disse Zanganeh no sábado, depois de ter encontrado Bouterfa em Teerã.

"Devemos apresentar nossas opiniões sobre esta proposta no ... dia 30 de novembro, reunião da Opep. A tendência geral e declarações públicas sugerem que a Opep pode chegar a um acordo viável para a sua produção e gestão do mercado", disse Zanganeh.

"Se pudermos concordar, e estou otimista, os preços do petróleo vão aumentar e isso também é o que a economia mundial exige."

A Opep está se aproximando de finalizar seu primeiro acordo desde 2008 para limitar a produção de petróleo, mas o Irã tem sido um obstáculo, porque Teerã quer isenções para tentar recuperar sua participação no mercado de petróleo depois do abrandamento das sanções ocidentais em janeiro.