Topo

SAIBA MAIS- Fatos importantes da vida de Fidel Castro

26/11/2016 14h43

(Reuters) - Fidel Castro, que tomou o poder em Cuba em uma revolução em 1959 que transformou o país em um Estado comunista, morreu, afirmou a televisão estatal cubana neste sábado. Ele tinha 90 anos.

Veja a seguir alguns dos principais fatos sobre o líder cubano.

- Fidel Castro comandou Cuba por cinco décadas e foi o terceiro chefe de Estado com maior tempo à frente de um país, após a Rainha Elizabeth da Grã-Bretanha e o Rei da Tailândia. Ele temporariamente deu lugar a seu irmão Raul em julho de 2006 após passar por uma cirurgia no intestino. A troca de poder se tornou oficial em 2008.

   - Fidel foi dirigente estudantil e pegou em armas em 1953 contra o ditador Fulgencio Batista. Preso, exilou-se no México, onde conheceu Che Guevara e formou um grupo que voltaria a Cuba para instalar a guerrilha da Sierra Maestra, afinal vitoriosa no primeiro dia de 1959. Orador carismático, tornou-se símbolo de várias gerações de esquerda latino-americanas.

- Em seus últimos anos, Fidel só aparecia ocasionalmente em público e em vídeos e fotos geralmente se reunindo com convidados. Ele escreveu centenas de colunas para a imprensa oficial. Caminhando com dificuldade e com as costas curvadas, Fidel foi visto publicamente duas vezes em 2012 e duas em 2013. Em 8 de janeiro de 2014 ele esteve na inauguração de um centro cultural, embora fotos de pessoas famosas visitando a casa de Fidel viessem à tona após esse momento.

- Fidel é detentor do recorde de discurso mais longo realizado na sede das Nações Unidas: 4 horas e 29 minutos, em 26 de setembro de 1960, de acordo com o site da ONU. Um de seus discursos mais compridos durou 7 horas e meia em 24 de fevereiro de 1998, depois que a assembleia nacional cubana reelegeu-o para um novo mandato de cinco anos como presidente.

- Fidel alega ter sobrevivido a 634 tentativas de assassinato, a maior parte delas idealizadas pela agência de espionagem dos Estados Unidos (CIA) e por organizações de exilados nos EUA. Essas tentativas incluem pílulas e charutos envenenados, moluscos explosivos e uma roupa de mergulho contaminada com químicos. Um outro suposto plano conspiratório dava conta de que o comandante consumiria um pó que faria sua barba cair, destruindo sua popularidade.

- Apesar dos planos, da invasão na Baía dos Porcos e de cinco décadas de sanções econômicas, Fidel durou mais no cargo que nove presidentes norte-americanos, de Dwight Eisenhower a Bill Clinton, deixando o comando enquanto George W. Bush presidia os EUA.

- Fidel costumava aparecer com os charutos cubanos, mas teve de parar de fumá-los em 1985. Alguns anos depois ele resumiu o vício de fumar tabaco com a frase: "A melhor coisa que você pode fazer com esta caixa de charutos é oferecê-la a seu inimigo."

- A revista Time elegeu em 2012 Fidel como uma das 100 personalidades mais influentes de todos os tempos.

- Fidel teve nove filhos com cinco mulheres. Seu filho mais velho, Fidel Castro Diaz-Balart, que é a cara do pai e ficou conhecido como Fidelito, é um cientista nuclear treinado pelos soviéticos que nasceu em 1949 a partir do breve casamento de Castro com Mirta Díaz-Balart. A filha Alina Fernandez, resultado de um relacionamento com uma socialite de Havana quando Castro ainda não era conhecido nos anos 1950, fugiu de Cuba como uma turista disfarçada em 1993 e é crítica do regime. Castro teve cinco filhos com sua esposa com quem era casado desde os anos 1960, Dalia Soto del Valle. Ele também teve um filho e uma filha com duas outras mulheres com quem teve breves casos antes de chegar ao poder.

(Por Marc Frank e Daniel Trotta)