Topo

Novo chefe da ONU pede respeito a direitos humanos em viagem à China

28/11/2016 09h46

PEQUIM (Reuters) - A Organização das Nações Unidas (ONU) precisa fazer com que exista uma "combinação eficaz" de direitos humanos, civis e econômicos em um mundo no qual muitos direitos não são respeitados, disse nesta segunda-feira o secretário-geral-eleito da entidade, António Guterres, durante visita a Pequim.

A liderança da China vem conduzindo uma repressão abrangente a ativistas desde que o presidente Xi Jinping assumiu o poder, inclusive detendo ou prendendo dezenas de advogados de direitos humanos em meio ao que o governo diz ser um foco em atos criminosos.

Quando esteve no país em julho, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu à China que respeite a sociedade civil.

A potência asiática se choca frequentemente com agências e enviados da ONU por causa dos direitos humanos, e no mês passado expressou revolta quando o alto comissário de direitos humanos do órgão discursou em uma cerimônia de premiação em nome de um acadêmico chinês proeminente que foi condenado à prisão perpétua dois anos atrás.

Falando a repórteres ao lado do ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, Guterres, sem mencionar especificamente a China, disse que é necessário uma ONU que cumpra seus princípios.

"Em um mundo devastado pela guerra, uma ONU capaz de enfatizar a diplomacia pela paz", disse.

"Em um mundo no qual tantos direitos não são respeitados, fazer com que exista uma combinação eficaz de direitos humanos, de direitos civis e políticos e de direitos econômicos e sociais de forma equilibrada", afirmou Guterres.

Wang não citou os direitos humanos em seus comentários, mas disse acreditar que Guterres será um secretário-geral "notável" e que o mundo tem grandes expectativas em relação à ONU.

        

(Por Ben Blanchard)