Topo

Rússia encontra primeira caixa preta de avião que caiu no Mar Negro

27/12/2016 07h20

Por Peter Hobson e Andrew Osborn

MOSCOU (Reuters) - A Rússia encontrou o primeiro gravador de dados do avião militar que caiu no Mar Negro matando todas as 92 pessoas a bordo, informou o Ministério da Defesa do país nesta terça-feira, em meio a informações não confirmadas de que as autoridades determinaram a paralisação de todas as aeronaves de mesmo modelo.

O gravador tem informações que podem ajudar os investigadores a identificar as causas do acidente de domingo, que matou dezenas de cantores e dançarinos do coral do Exército Vermelho a caminho da Síria para entreter as tropas russas antes do Ano Novo.

Até agora os investigadores disseram que um erro do piloto ou uma falha técnica, e não o terrorismo, são as causas mais prováveis da queda no mar do Tupolev-154, pertencente ao Ministério da Defesa.

A primeira caixa preta, que foi encontrada por um veículo submarino controlado remotamente a uma profundidade de 17 metros a 1,6 quilômetro de Sochi, será enviada ao Ministério da Defesa para análise.

"Durante a noite nas operações de busca... outros cinco fragmentos do avião foram encontrados", disse o ministério em comunicado. Entre os fragmentos estão pedaços da fuselagem e do motor.

A agência de notícias Interfax citou uma fonte não identificada que afirmou que a Rússia determinou a paralisação de todos os TU-154 até que a causa do acidente de domingo seja esclarecida. Não houve confirmação oficial sobre isso.

O Ministério da Defesa disse que o avião que caiu, uma aeronave da era soviética fabricado em 1983, havia sido usado pela última vez em setembro e passou por reparos mais significativos em dezembro de 2014.

Pilotos russos afirmam que o TU-154 tem um histórico razoável de segurança, embora as principais companhias aéreas russas tenham substituído o modelo por aeronaves de fabricação ocidental.

A Interfax, citando uma fonte legal, disse que um segundo gravador de dados do voo também foi encontrado nos destroços, mas ainda não foi trazido à superfície.

O Ministério da Defesa disse que as equipes de busca e resgate já recuperaram 12 corpos e 156 fragmentos de corpos.