Topo

Economia da China está melhorando e alta de juros é uma possibilidade, diz conselheiro do BC

30/12/2016 07h22

PEQUIM (Reuters) - A taxa de juros na China já está em tendência de alta com a melhora da economia, afirmou em entrevista à Reuters o conselheiro do banco central do país Sheng Songcheng.

"A economia está melhorando... então a taxa de juros e os preços vão avançar em uma direção positiva", disse Sheng na quinta-feira. "Sob as circunstâncias corretas, se as condições permitirem, podemos considerar uma alta dos juros."

A economia da China teve um desempenho melhor do que o esperado neste ano, alimentando especulações de que o banco central pode estar avaliando uma mudança após anos de condições monetárias ultrafrouxas que levaram a uma forte alta na dívida.

Sheng disse que um aumento nas taxas de depósito e de empréstimo servirá para melhorar as expectativas para a economia em geral, e também ajudará a estabilizar a taxa de câmbio do iuan.

Embora a inflação esteja mostrando sinais de aceleração na China junto com a atividade econômica, economistas dizem que não há pressão imediata sobre o banco central para elevar os juros.

(Reportagem de Jingdong Zhang)