Lucro da Ultrapar cai 12% no 4º trimestre
SÃO PAULO (Reuters) - A Ultrapar informou nesta quarta-feira que teve lucro líquido de 436 milhões de reais no quarto trimestre, queda de 12 por cento ante mesma etapa de 2015, refletindo desempenho mais fraco nos braços industriais, diante da economia em recessão
O resultado operacional do grupo, medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) foi de 1,12 bilhão de reais no período, recuo de 5 por cento na comparação com mesmo intervalo de um ano antes.
A receita líquida alcançou 19,085 bilhões de reais, declínio de 7 por cento no comparativo anual, refletindo principalmente o menor desempenho da sua principal divisão de combustíveis, a Ipiranga, com queda de 8 por cento na receita.
Além disso, a divisão química Oxiteno teve receita líquida de 832 milhões de reais, baixa de 23 por cento ano a ano, principalmente devido à redução de preços das commodities.
Já a Ultragaz teve receita líquida 10 por cento maior na mesma comparação, para 1,379 bilhão de reais, com maior volume de vendas e repasse de preços maiores do GLP da Petrobras.
A receita bruta da divisão de farmácias Extrafarma somou 460 milhões de reais, aumento de 28 por cento sobre um ano antes, refletindo sobretudo a ampliação do número de lojas.
A empresa anunciou em 2016 a aquisição da rede de postos de combustíveis Ale e da distribuidora de gás de cozinha Liquigás.
O endividamento líquido do grupo no fim de 2016 era de 5,7 bilhões de reais, o equivalente a 1,36 vez o Ebitda, ante 4,9 bilhões de reais no fim do ano anterior (1,24 vez o Ebitda).
(Por Aluísio Alves)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.