Topo

Política monetária da China vai impedir bolhas de ativos e conter riscos da dívida, diz BC

23/02/2017 10h00

PEQUIM (Reuters) - A política monetária da China neste ano vai conter os riscos apresentados pela dívida, evitará bolhas de ativos e manterá o crescimento econômico no caminho certo, disse o economista-chefe do banco central, Ma Jun, nesta quinta-feira.

Em dezembro, os líderes chineses prometeram que a política monetária seria "prudente e neutra" em 2017, conforme buscam um caminho de crescimento estável e saudável.

Ma disse que a política "evitará aumentos rápidos nos índices de alavancagem e evitará bolhas de ativos, sob a premissa de manter um crescimento econômico razoável e uma inflação basicamente estável", de acordo com a transcrição vista pela Reuters de um discurso feito em Cingapura.

O banco central recentemente aumentou os juros de curto prazo para ajudar a conter os riscos da dívida.

Ma previu uma recuperação nas exportações da China neste ano, juntamente com a aceleração do investimento em indústria, dizendo ainda esperar que o investimento imobiliário desacelere.

Os preços ao consumidor da China devem subir cerca de 2,5 por cento neste ano, disse Ma.

A inflação ao consumidor acelerou para 2,5 por cento em janeiro ante o ano anterior, a maior alta para um mês desde maio de 2014.

(Por Kevin Yao)