Topo

Recuperação da Europa ainda é frágil, diz economista do BCE

23/02/2017 08h47

LONDRES (Reuters) - A recuperação econômica da Europa continua frágil, deixando pouco espaço para complacência, com riscos exacerbados pela incerteza política antes de eleições, afirmou nesta quinta-feira o economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Peter Praet.

Embora alguns indicadores recentes tenham surpreendido positivamente, Praet alertou que a recuperação depende de um suporte substancial do BCE.

Com a aceleração do ritmo do crescimento, autoridades conservadoras defendem alguma forma de aperto monetário, pedido ao qual o Conselho do BCE tem resistido até agora.

"Apesar da recuperação resiliente na zona do euro e fortes indicadores de confiança em todos os setores, medidas de incerteza política e de política monetária têm aumentado recentemente, embora os mercados de ativos não estejam precificando riscos de forma significativa", disse Praet em Londres.

Praet também afirmou que a saída do Reino Unido da União Europeia terá um impacto significativo sobre o comércio bilateral, alertando para um otimismo cego já que as coisas podem piorar rapidamente.

(Reportagem de Marc Jones)