Topo

Cristiano Ronaldo e Manchester United são líderes da internet na China

24/02/2017 10h27

(Reuters) - O atacante Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, é confortavelmente o jogador de futebol mais influente na internet na China, enquanto o Manchester United é o clube dominante no país, segundo relatório.

O relatório anual "Cartão Vermelho", da consultora Mailman, sediada em Xangai, compilou dados dos principais clubes europeus e seus jogadores, utilizando variáveis de análise de números de seguidores nas redes sociais, compromisso e participação dos fãs e comércio online.

O português liderava o índice, à frente do meia do Arsenal Mesut Ozil, em segundo lugar, e o companheiro de Real Madrid Gareth Bale, em terceiro. A dupla do Manchester United Anthony Martial e Wayne Rooney completavam o Top Cinco.

O engajamento online de Ronaldo foi mais de "10 vezes" maior que o de qualquer outro jogador, segundo o relatório.

A China, em plena febre futebolística, tem se provado nos anos recentes um mercado cada vez mais lucrativo para as grandes ligas da Europa, clubes e jogadores.

A Liga Inglesa vendeu três anos de direitos televisivos na China a partir da temporada 2019-2020 ao serviço de streaming PPTV por 700 milhões de dólares, disse uma fonte à Reuters em novembro, diversas vezes maior do que um acordo anterior de seis anos com a Super Sports Media, sediada em Pequim.

O Manchester United realizou uma turnê de pré-temporada no ano passado pela China e ficou à frente do Bayern de Munique, Arsenal e Liverpool em influência online.

O rival Manchester City ficou em quinto lugar.

Embora os clubes ingleses tenham dominado o Top Cinco, a Liga Alemã foi classificada a mais influente, à frente da Liga Inglesa e da Liga Espanhola.

A Liga Alemã foi a única liga europeia a ter lançado uma "presença totalmente digital, incluindo um site em chinês", segundo o relatório.

A China tem o maior número de usuários na internet no mundo, com o aplicativo de mensagens WeChat tendo 800 milhões de usuários.

(Reportagem de Ian Ransom)