Empresa reconhece erro de auditor no anúncio do Oscar
Por Jill Serjeant
LOS ANGELES (Reuters) - Um auditor a serviço do Oscar errou o procedimento meticuloso de anúncio do prêmio de melhor filme ao atribuir a vitória a "La La Land – Cantando Estações" antes de declarar que "Moonlight: Sob a Luz do Luar" era o verdadeiro vencedor, informou a empresa de autoria PricewaterhouseCoopers (PwC) na segunda-feira.
O auditor Brian Cullinan, que reportagens disseram estar tuitando nos bastidores pouco antes do anúncio, deu o envelope errado aos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway no domingo, disse a PwC em um comunicado.
Cometendo uma gafe que chocou a plateia do Teatro Dolby de Hollywood e telespectadores de todo o mundo, "Cullinan entregou por engano o envelope de reserva de melhor atriz coadjuvante em vez de o envelope de melhor filme" a Beatty e Dunaway, explicou a PwC.
"Assim que o erro ocorreu, os protocolos para corrigi-lo não foram seguidos rapidamente o suficiente pelo senhor Mr. Cullinan ou parceiro."
O jornal Wall Street Journal e o site de celebridades TMZ.com relataram que Cullinan havia publicado um foto da atriz Emma Stone nos bastidores no Twitter minutos antes da trapalhada.
A foto foi apagada da conta de Twitter de Cullinan mais tarde, mas ainda era visível na segunda-feira em um arquivo cache da página. Não foi possível contatar Cullinan de imediato para obter comentários.
O equívoco só foi retificado depois que membros do elenco e da produção de "La La Land" já estavam no palco fazendo seus discursos de agradecimento, e coube a seu produtor, Jordan Horowitz, esclarecer o assunto.
"Gente, gente, me desculpem. Não. Houve um erro", disse Horowitz. "'Moonlight', vocês venceram como melhor filme. Isso não é uma piada."
Demorou três horas para a PricewaterhouseCoopers, que está encarregada da votação do Oscar há 83 anos, confirmar inicialmente que Beatty e Dunaway receberam o envelope da categoria errada.
A PwC disse assumir totalmente a responsabilidade e pediu desculpas ao elenco e aos produtores de "La La Land" e "Moonlight".
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza a premiação, também se desculpou pelo incidente e disse estar comprometida a manter a integridade do Oscar.
Especialistas de gerenciamento de marcas opinaram que pode levar anos para a empresa de autoria se recuperar.
"Isso não é matemática avançada. A PwC tinha que colocar o nome certo no envelope certo e dá-lo para a pessoa certa", disse Tim Calkins, professor de marketing da Universidade Northwestern.
Segundo o procedimento da PwC, só dois auditores sabem os nomes dos 24 vencedores depois que estes são depositados em dois conjuntos de envelopes lacrados, e ainda têm que memorizá-los.
(Reportagem adicional de Laila Kearney e Melissa Fares em Nova York, Ian Simpson em Washington e Lisa Richwine e Steve Gorman em Los Angeles)
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