Rússia pode estar ajudando a abastecer Taliban, diz general norte-americano
WASHINGTON (Reuters) - O general norte-americano mais graduado na Europa disse na quinta-feira que tem visto a influência russa nos insurgentes afegãos do Taliban crescer e levantou a possibilidade de que Moscou esteja ajudando a abastecer os militantes, cujo alcance está se expandindo no sul do Afeganistão.
"Tenho visto a influência da Rússia recentemente, uma influência crescente em termos de associação e talvez até mesmo de suprimentos para o Taliban", disse o general do Exército Curtis Scaparrotti, que também é o Comandante Supremo Aliado da Otan na Europa.
Ele não deu detalhes sobre que tipos de suprimentos poderiam ser encaminhados para o Taliban ou como poderia ser o papel direto da Rússia.
Moscou tem criticado os Estados Unidos sobre como tem lidado com a guerra no Afeganistão, onde a União Soviética lutou uma sangrenta e desastrosa guerra por conta própria nos anos 1980.
Mas as autoridades russas têm negado que prestam ajuda aos insurgentes, que estão disputando grandes extensões de território e causando pesadas baixas, e dizem que seus limitados contatos visam levar os talibans à mesa de negociações.
De acordo com estimativas norte-americanas, as forças governamentais controlam menos de 60 por cento do Afeganistão, com quase metade do país em disputa ou sob controle dos insurgentes, que buscam reimpor a lei islâmica após terem sido derrubados em 2001.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.