Sobreviventes de Guernica se encontram com descendentes de agressores 80 anos depois
GUERNICA, Espanha (Reuters) - Sobreviventes idosos do ataque aéreo brutal que destruiu a cidade espanhola de Guernica em 1937 se encontraram com parentes dos soldados alemães agressores nesta quarta-feira, num gesto de paz e reconciliação.
Exatamente 80 anos atrás, apoiadores alemães das forças nacionalistas de Francisco Franco atacaram a localidade mercantil, matando até 1.600 pessoas em um dos primeiros ataques da história moderna que visaram civis diretamente.
Luis Iriondo, que era adolescente à época e atualmente tem 94 anos, disse que hoje perdoa as forças de Adolf Hitler, e comparou as vítimas de Guernica àquelas que foram mortas por bombas dos Aliados em Dresden na Segunda Guerra Mundial.
"Precisamos esquecer a inimizade que existia na época e buscar a paz", disse Iriondo à Reuters. "Mas eu tinha quatorze anos então, e se tivesse uma arma teria atirado neles!"
Como parte das celebrações da data na cidade do norte basco, Iriondo conheceu os descendentes de dois soldados nazistas que serviram à Legião Condor que atacou Guernica.
Dieprand von Richthofen, primo distante do líder da legião Wolfram von Richthofen, e Karl Benedikt von Moreau, cujo tio era piloto, conversaram com Iriondo em francês.
"Ficamos horrorizados com o que aconteceu aqui", disse von Moreau à Reuters. "A consequência do que aconteceu deve ser que assumimos a responsabilidade e falamos não para essas catástrofes, sem guerra, sem violência".
(Por Vincent West)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.