Trump critica Alemanha e aumenta divergências após cúpulas tensas
Por Matthias Sobolewski e Paul Carrel
BERLIM (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou as políticas comercial e de gastos da Alemanha de "muito ruins" nesta terça-feira, ampliando as divergências entre os países aliados e imediatamente ganhando o apelido de "destruidor dos valores ocidentais" de um líder político alemão.
Trump usou o Twitter no início desta terça-feira para criticar a Alemanha, um dia após a chanceler alemã, Angela Merkel, reforçar suas dúvidas sobre a confiabilidade de Washington como aliado.
A rixa se intensificou rapidamente depois que Trump criticou importantes aliados da Otan devido a seus gastos militares e se recusou a apoiar um acordo global de combate às mudanças climáticas em reuniões de cúpula na semana passada.
"Temos um enorme déficit comercial com a Alemanha, e eles ainda pagam bem menos do que deveriam à Otan e militares. Muito ruim para os EUA. Isso irá mudar", escreveu Trump em mensagem no Twitter.
Na segunda-feira, Merkel mostrou estar seriamente preocupada com a confiabilidade de Washington sob o governo de Trump ao repetir a mensagem de um dia antes, de que os tempos em que a Europa podia contar totalmente com outros tinham "acabado até certo ponto".
Esses comentários, que chocaram Washington, expuseram as frustrações da Europa com Trump, principalmente em relação às políticas climáticas.
Políticos graduados da Alemanha responderam rapidamente o tuíte de Trump.
Martin Schulz, líder do Partido Social-Democrata, de centro-esquerda, disse a repórteres que Trump é "o destruidor de todos os valores do Ocidente", acrescentando que o presidente norte-americano está minando a cooperação pacífica entre nações baseada no respeito mútuo e na tolerância.
(Reportagem adicional de Steve Scherer em Roma)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.