Topo

Irã diz que pode produzir urânio altamente enriquecido em dias se EUA abandonarem acordo

22/08/2017 08h22

LONDRES (Reuters) - O Irã pode retomar a produção de urânio altamente enriquecido dentro de cinco dias se o acordo fechado com potências mundiais em 2015 sobre o programa nuclear do país for revogado, disse o chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, segundo a mídia estatal, nesta terça-feira.

O acordo que o presidente do Irã, Hassan Rouhani, fechou com os Estados Unidos, Rússia, China e outras três potências europeias levou a suspensão da maior parte das sanções contra Teerã em troca de reduções no programa nuclear.

Rouhani tem intensificado esforços para proteger o acordo ante um retorno de uma política agressiva de Washington em relação ao Irã, depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, aprovou novas sanções contra o país.

Rouhani advertiu na última semana que o Irã pode abandonar o acordo "dentro de horas" se os Estados Unidos impuserem novas sanções.

"O aviso do presidente não foi sem fundamento", disse o chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, nesta terça-feira.

"Se nós decidirmos, nós podemos atingir 20 por cento de enriquecimento (de urânio) dentro de cinco dias em Fordow (central nuclear subterrânea)", acrescentou.