Topo

Merkel e Macron dizem que não há alternativa para solução pacífica no leste da Ucrânica

23/12/2017 10h41

PARIS (Reuters) - A chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês, Emmanuel Macron, pediram às partes envolvidas em um aumento das violações do cessar-fogo no leste da Ucrânia para implementar decisões que já tenham acordado o mais rápido possível.

Funcionários ucranianos, monitores de segurança e apoiadores estrangeiros de Kiev avisaram na quarta-feira que a decisão de Moscou de se retirar de um grupo de controle do cessar-fogo ucraniano-russo poderia piorar a luta no leste da Ucrânia.

Macron e Merkel disseram em sua declaração que não havia alternativa para uma solução exclusivamente pacífica e pediu o retorno dos oficiais russos ao Centro Conjunto de Controle e Coordenação. A Rússia acusou o lado ucraniano de obstruir seu trabalho e limitar o acesso à linha de frente.

"À luz da situação de segurança volátil, eles pedem às partes que tomem medidas imediatas e verificáveis ​​para remediar esta situação", disse o comunicado de Macron e Merkel.

"Outros aspectos dos acordos de Minsk, como a retirada de formações armadas estrangeiras ou o retorno do controle sobre a fronteira russo-ucraniana, também precisam ser tratados seriamente."

O combate no leste da Ucrânia aumentou para o pior nível em meses, disseram na segunda-feira funcionários que monitoram o conflito.

(Maya Nikolaeva)