Topo

Rússia cancela lançamento de filme "insultante" sobre morte de Stalin

23/01/2018 19h49

Por Denis Pinchuk e Andrew Osborn

MOSCOU (Reuters) - A Rússia disse nesta terça-feira que havia cancelado o lançamento de "Death of Stalin", um filme satírico do diretor inglês Armando Iannucci, dizendo que muitos russos achariam o filme uma zombaria insultante do passado soviético do país.

O filme, que foca em traições e brigas internas entre os aliados mais próximos do líder soviético enquanto concorrem pelo poder imediatamente após sua morte em 1953, foi visto privativamente por autoridades do Ministério da Cultura e assessores.

Vladimir Medinsky, o ministro da Cultura, disse nesta terça-feira que o ministério recebeu uma série de reclamações após a exibição, o que levou-o a revogar sua licença de divulgação geral.

Ele disse que havia pedido a especialistas legais que fizessem verificações extras sobre o conteúdo.

"Muitas pessoas da geração mais velha, e não só, verão o filme como uma zombaria insultante de todo o passado soviético, do país que derrotou o fascismo, e o que é ainda pior, até das vítimas do Stalinismo", afirmou Medinsky em nota.

Ele disse que seu ministério comunicou a distribuidora do filme que era inapropriado lançar o filme às vésperas no 75º aniversário da vitoriosa Batalha de Stalingrado, na Segunda Guerra Mundial, na qual muitos soldados soviéticos perderam suas vidas lutando por uma cidade que carregava o nome de Stalin.

Mas, segundo ele, a distribuidora não atendeu ao alerta.

"Nós não temos censura", disse Medinsky. "Nós não temos medo de avaliações críticas e desprazerosas de nossa história. Mas há uma linha moral entre a análise crítica da nossa história e a sua profanação".