Candidato presidencial venezuelano quer economista de Wall Street em sua equipe econômica

Por Andrew Cawthorne e Vivian Sequera

CARACAS (Reuters) - O candidato presidencial venezuelano Henri Falcón disse nesta quarta-feira que gostaria que um economista de Wall Street, que vê a dolarização como uma solução para a hiperinflação na Venezuela, tenha um papel importante em sua equipe caso vença a próxima eleição.

Falcón disse que Francisco Rodríguez, um venezuelano que é economista-chefe na Torino Capital e que está lhe dando conselhos informalmente, será o líder ideal de sua equipe econômica caso derrote o presidente socialista Nicolás Maduro.

“O que é o câncer da Venezuela, além do governo? A economia. Então a economia é para especialistas”, disse à Reuters em entrevista em seu escritório em Caracas.

“Francisco é um homem com muitas qualificações, mas ele também é um político reconhecido internacionalmente e no exterior... Nós precisamos construir uma equipe muito boa liderada por um grande economista, este é Francisco Rodríguez”.

Rodríguez, um dos mais influentes analistas da disfuncional economia da Venezuela, vem sugerindo recentemente que a moeda bolívar deveria ser removida pelo dólar dos Estados Unidos como uma medida extrema para consertar inflação ao impedir que o governo imprima dinheiro em excesso.

Rodríguez também acredita que a Venezuela – em seu quinto ano de uma recessão que deixou milhões com fome e criou ampla escassez – deveria receber ajuda de órgãos internacionais de empréstimos, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional sob um novo governo.

Falcón, ex-governador que abandonou um boicote da oposição para concorrer contra Maduro, disse que irá priorizar reparação de relações com Washington caso vença a eleição marcada para 22 de abril.

“Os Estados Unidos teriam um possível aliado em um novo governo venezuelano”, disse Falcón, que se define como de centro-esquerda a favor de políticas amigáveis ao mercado e fortes programas de proteção social.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos