Coreia do Norte pede que EUA adotem "atitude séria" para paz e encerrem sanções
Por Stephanie Nebehay
GENEBRA (Reuters) - A Coreia do Norte disse nesta segunda-feira que seus esforços para buscar melhores laços com a Coreia do Sul estão recebendo amplo apoio internacional, e pediu que os Estados Unidos interrompam a imposição de sanções e a pressão sobre Pyongyang.
Ri Jong Hyok, diretor do Instituto de Reunificação Nacional da Coreia do Norte e vice-chefe da Suprema Assembleia do Povo, disse que seu país busca construir um "justo e pacífico novo mundo, livre da agressão e da guerra".
Nada pode impedir o objetivo do diálogo intercoreano e da reunificação, disse à assembleia geral da União Interparlamentar, em Genebra. Os esforços da Coreia do Norte para melhorar os laços bilaterais com a Coreia do Sul agora recebem um "amplo espectro de apoio" internacionalmente, disse.
"Agora é o momento de colocar um fim à anacrônica política hostil anti-RPDC dos Estados Unidos e a suas fúteis ações de sanções e pressão", disse Ri, usando o nome oficial do país, República Popular Democrática da Coreia (RPDC).
A posição consistente da Coreia do Norte é de resolver todos os problemas por meio do diálogo e da negociação, disse.
"Os Estados Unidos devem entender devidamente nossa posição e sair de uma maneira sincera e séria para contribuir positivamente para a manutenção da paz e da estabilidade na península coreana", disse Ri.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.