Futuro pós-Brexit será brilhante, promete May em viagem por país dividido
Por William James
LONDRES (Reuters) - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, prometeu nesta quinta-feira grandes perspectivas para seus compatriotas fora da União Europeia, ao viajar por um país ainda profundamente dividido sobre seu futuro no momento em que a contagem regressiva da desfiliação da UE entra em seus últimos 12 meses.
O Reino Unido deve deixar o bloco à meia-noite de 29 de março de 2019, cortando os laços que ajudaram a definir sua identidade nacional, suas leis e sua estatura internacional ao longo de 46 anos de integração com vizinhos europeus.
O povo do Reino Unido, a sexta maior economia do mundo, provocou um grande choque global em 2016 ao decidir deixar a UE por uma pequena maioria após uma campanha de referendo agressiva, que agravou divisões regionais, lançou jovens contra idosos e expôs uma desconfiança profunda entre os eleitores e o establishment político.
Nos 21 meses transcorridos desde o referendo, May, que assumiu como premiê no caos político resultante, vem lutando para unir a nação com uma visão única do Brexit.
As opiniões díspares dos eleitores sobre a separação continuam polarizadas, e poucos têm qualquer certeza a respeito dos rumos do Reino Unido no longo prazo.
May se encontrará com eleitores de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte em uma turnê concebida para estimular a união entre as quatro nações britânicas e pintar uma visão pós-Brexit positiva.
"Estou convencida de que nosso futuro será brilhante", disse ela antes da viagem de cerca de 1.280 quilômetros, que termina em Londres.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.