PUBLICIDADE
Topo

Futuro pós-Brexit será brilhante, promete May em viagem por país dividido

29/03/2018 12h12

Por William James

LONDRES (Reuters) - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, prometeu nesta quinta-feira grandes perspectivas para seus compatriotas fora da União Europeia, ao viajar por um país ainda profundamente dividido sobre seu futuro no momento em que a contagem regressiva da desfiliação da UE entra em seus últimos 12 meses.

O Reino Unido deve deixar o bloco à meia-noite de 29 de março de 2019, cortando os laços que ajudaram a definir sua identidade nacional, suas leis e sua estatura internacional ao longo de 46 anos de integração com vizinhos europeus.

O povo do Reino Unido, a sexta maior economia do mundo, provocou um grande choque global em 2016 ao decidir deixar a UE por uma pequena maioria após uma campanha de referendo agressiva, que agravou divisões regionais, lançou jovens contra idosos e expôs uma desconfiança profunda entre os eleitores e o establishment político.

Nos 21 meses transcorridos desde o referendo, May, que assumiu como premiê no caos político resultante, vem lutando para unir a nação com uma visão única do Brexit.

As opiniões díspares dos eleitores sobre a separação continuam polarizadas, e poucos têm qualquer certeza a respeito dos rumos do Reino Unido no longo prazo.

May se encontrará com eleitores de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte em uma turnê concebida para estimular a união entre as quatro nações britânicas e pintar uma visão pós-Brexit positiva.

"Estou convencida de que nosso futuro será brilhante", disse ela antes da viagem de cerca de 1.280 quilômetros, que termina em Londres.