Topo

Instalação de teste nuclear da Coreia do Norte ainda é utilizável, diz inteligência dos EUA

27/04/2018 18h59

Por Jonathan Landay e John Walcott

WASHINGTON (Reuters) - A instalação subterrânea de testes nucleares que a Coreia do Norte prometeu desmantelar continua utilizável, apesar de danos causados por uma explosão anterior, e seu fechamento pode ser facilmente revertido, disseram nesta sexta-feira autoridades da inteligência dos Estados Unidos.

“Não há razão para concluir que a instalação de testes de Punggye-ri não seja mais funcional”, disse uma autoridade da inteligência dos EUA, falando em condição de anonimato por conta da sensibilidade da questão.

    Os comentários das autoridades da inteligência dos EUA aparentam contradizer recentes relatos acadêmicos que sugerem que a área foi deixada possivelmente inutilizável por um teste nuclear de setembro.

    Pyongyang prometeu nas preparações para a cúpula histórica desta sexta-feira entre o líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que irá desmantelar Punggye-ri para “garantir transparentemente” uma promessa de descontinuar testes nucleares e de mísseis balísticos.

    A cúpula entre Kim e Moon foi feita antes de um encontro que Kim espera ter no final de maio ou começo de junho com o presidente dos EUA, Donald Trump, que está exigindo que o líder norte-coreano elimine de forma verificável seu programa de armas nucleares.

    A Coreia do Norte realizou todos os seus seis testes nucleares em Punggye-ri, que consiste em uma rede de túneis cavados debaixo do Monte Mantap, no nordeste do país.

Relatos acadêmicos recentes descobriram que uma detonação em setembro do que a Coreia do Norte informou ter sido um teste bem sucedido de uma bomba de hidrogênio foi tão grande que provocou um colapso dentro da montanha, tornando a área geológica inteira inutilizável para testes futuros.

Autoridades da inteligência dos EUA disseram que Punggye-ri permanece utilizável, apesar do que uma segunda autoridade chamou de “alguns pequenos problemas geológicos” em torno do Monte Mantap que podem ser naturais ou provocados pelo teste de setembro.

Mesmo que um túnel de teste tenha desmoronado, outros dentro do complexo ainda podem ser usados, disse a primeira autoridade.

Jeffrey Lewis, diretor do Programa de Não Proliferação da Ásia Oriental no Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury, disse que imagens de satélites comerciais mostravam atividades em uma instalação de testes conhecida como “portal ocidental” em meados deste mês.

A promessa da Coreia do Norte de desmantelar a instalação é amplamente simbólica porque no máximo isto irá envolver o fechamento de túneis de testes com concreto, o que pode ser rapidamente desfeito se Kim desejar reiniciar explosões subterrâneas.

“É melhor do que ele dizer ‘eu vou continuar testando’. Mas são somente túneis na montanha. Você pode fechá-los, mas você pode somente abri-los de novo”, disse Lewis.

A segunda autoridade norte-americana concordou, dizendo que Punggye-ri pode ser reativada “em período relativamente curto de tempo” caso for fechada.

Se Pyongyang cessar testes nucleares e fechar a instalação, disse a segunda autoridade, “será possível afirmar com monitoramento existente se está sendo colocada fora de jogo permanentemente ou somente fechada”.

(Reportagem de Jonathan Landay e John Walcott)