Papa terá audiência com segundo grupo de vítimas de abuso por padre do Chile
VATICANO (Reuters) - O papa Francisco vai receber um segundo grupo de vítimas de abuso sexual por padre do Chile, disse o Vaticano nesta terça-feira, dias depois que todos os bispos do país apresentaram sua renúncia por causa do escândalo.
Neste mês, o papa se encontrou com três homens que foram vítimas de um padre acusado de abusar de meninos em Santiago nos anos de 1970 e 1980. O segundo grupo inclui padres que também foram vítimas do mesmo clérigo, segundo o Vaticano.
Os cinco homens, acompanhados por dois outros padres que os ajudaram e dois leigos, terão audiência com o papa de 1 a 3 de junho.
"Com essas novas reuniões... o papa Francisco quer mostrar o quão próximo ele é dos padres abusados, quer ajudá-los com a sua dor e escutar seus pontos de vista preciosos sobre como melhorar as atuais medidas preventivas e lutar contra os abusos na igreja", disse o Vaticano.
O escândalo chileno envolve o padre Fernando Karadima, que foi considerado culpado em uma investigação do Vaticano em 2011 de abusar de meninos. Ele nunca enfrentou a justiça civil devido ao estatuto de limitações.
Agora com 87 anos e vivendo em uma casa de repouso, ele nega qualquer irregularidade.
(Por Crispian Balmer)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.