Topo

Exército coloca tropa de prontidão para ajudar PM em refinaria no Rio

26/05/2018 17h54

SÃO PAULO (Reuters) - O Exército colocou na tarde deste sábado um contingente de soldados à disposição para dar apoio à Polícia Militar na segurança em torno da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro, para garantir a saída de caminhões com combustíveis, segundo informações da Agência Brasil.

Citando o porta-voz do Comando Militar do Leste (CML), coronel Carlos Cinelli, a Agência informou que os soldados da Polícia do Exército estão aquartelados no 15º BPM, em Duque de Caxias, prontos para entrar em ação, caso necessário.

O número de manifestantes em frente a Reduc, ainda segundo a reportagem, diminuiu na tarde deste sábado e os caminhões que estavam estacionados no acostamento foram retirados, ainda pela manhã, por ordem da Polícia Rodoviária Federal.

O diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) Aurélio Amaral disse à Reuters que recebeu informações de contato das distribuidoras de que o Exército está começando operações e que algumas bases de distribuição da região Norte foram liberadas. A situação na Região Sudeste, no entanto, ainda estaria complicada.

As paralisação dos caminhoneiros contra a alta do diesel entrou no sexto dia neste sábado, causando bloqueios de estradas e problemas de abastecimento. Neste sábado, o governo disse que vai começar a aplicar multas de 100 mil reais por hora parada para as transportadoras que não voltarem à atividade após o recente acordo.

Em comunicado, a ANP informou que a presença da agência nas bases "assegura que somente em casos excepcionais não sairão os caminhões" e faz a articulação com os órgãos de segurança pública para assegurar o abastecimento.

Ainda segundo o comunicado, agentes de fiscalização estão na base de distribuição em Duque de Caxias e os caminhões serão escoltados pela Polícia Militar.

(Por Flavia Bohone; reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier, no Rio de Janeiro)