Trump diz a líderes da Otan para aumentarem gastos com defesa a 4% do PIB
BRUXELAS (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a líderes da Otan nesta quarta-feira que eles devem aumentar seus gastos com defesa para 4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) de seus países, valor superior a meta atual de 2 por cento, informou uma autoridade da Casa Branca.
A autoridade disse que os comentários do presidente não são uma proposta formal, mas que foram mencionados enquanto ele pedia que líderes aumentassem seus gastos com defesa.
Mais cedo nesta quarta-feira, líderes da Otan declararam seu "comprometimento inabalável" com as metas de gastos de defesa acordadas durante cúpula em Bruxelas, e expressaram preocupação com ameaças representadas pela Rússia, Irã e Coreia do Norte.
Em uma clara referência à crítica de Trump de que aliados da Otan estão gastando muito pouco com defesa, a organização disse em um comunicado: "Estamos comprometidos em aumentar o equilíbrio de compartilhar os custos e responsabilidades da participação na aliança."
(Reportagem de Jeff Mason)
((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 22237141)) REUTERS MCP AC
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.