Topo

Em meio a acusações de interferência russa, Trump joga golfe na Escócia antes da cúpula com Putin

15/07/2018 11h30

TURNBERRY/GLASGOW, Escócia (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, jogou golfe no sábado na costa oeste da Escócia, antes da cúpula com o chefe do Kremlin, Vladimir Putin, que pode ser ofuscada por acusações de interferência russa na eleição de 2016 nos EUA.

Em viagem turbulenta à Europa, Trump convocou membros da aliança militar da OTAN, repreendeu a Alemanha por sua dependência da energia russa e chocou a Grã-Bretanha ao criticar publicamente a estratégia de Brexit da primeira-ministra Theresa May.

Trump pediu desculpas a May pelo furor de sua crítica pública, culpando "notícias falsas" e prometendo um acordo de comércio bilateral com a Grã-Bretanha depois de deixar a União Europeia em março.

Enquanto Trump tomava chá com a rainha Elizabeth, um júri federal dos EUA acusou 12 policiais da inteligência russa de roubar dados da campanha da candidata à presidência democrata Hillary Clinton.

Trump disse repetidamente que a investigação sobre a suspeita de interferência russa na eleição de 2016 nos EUA --que ele usa como uma "caça às bruxas fraudada"-- dificulta que ele faça acordos substanciais com Moscou.

Usando um boné de beisebol estampado com "USA" para uma partida de golfe, Trump acenou para dezenas de manifestantes que entoavam "Trump Não!" a poucas centenas de metros de distância de uma praia ao lado do campo Trump Turnberry. Ao parecer que iria dizer algo, era vaiado.

Descrevendo o golfe como "principal forma de exercício", Trump postou em seu Twitter: "O tempo está lindo e esse lugar é incrível! Amanhã vou a Helsinque para uma reunião com Vladimir Putin na segunda-feira."