Coreia do Norte alerta aos EUA que negociações de desnuclearização correm risco, diz CNN
Autoridades norte-coreanas enviaram uma carta aos Estados Unidos advertindo que as negociações de desnuclearização estão "novamente em risco e podem desabar", relatou a CNN nesta terça-feira (28), citando três pessoas com conhecimento do assunto.
A carta foi entregue diretamente ao secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmando que o governo do líder norte-coreano, Kim Jong-un, sente que o processo não avançou.
Os Estados Unidos ainda não estão prontos para cumprir as expectativas (da Coreia do Norte) em termos de tomar um passo para assinar um tratado de paz
Carta da Coreia do Norte aos EUA, segundo fontes da CNN
A Guerra da Coreia, de 1950 a 1953, terminou em um armistício em vez de um tratado de paz, fazendo com que forças da ONU, lideradas pelos Estados Unidos, ainda estejam tecnicamente em guerra com a Coreia do Norte.
Veja também:
- Trump pede que secretário não viaje à Coreia do Norte por falta de avanços
- Imprensa norte-coreana pede que EUA anunciem tratado de paz
Pyongyang tem deixado claro que vê o fim oficial do estado de guerra como elemento crucial para reduzir as tensões na península coreana.
Entretanto, os Estados Unidos têm se mostrado relutantes em declarar o fim da Guerra da Coreia até que a Coreia do Norte abandone seu programa de armas nucleares.
Segundo a CNN, a carta também afirma que se um meio-termo não puder ser alcançado e as conversas fracassarem, a Coreia do Norte pode retomar "atividades nucleares e de mísseis".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.