Topo

Taiwan diz que parabenizou Bolsonaro imediatamente após vitória

30/10/2018 07h35

TAIPÉ/PEQUIM (Reuters) - O governo de Taiwan deu parabéns "imediatos" ao presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou o Ministério de Relações Exteriores da ilha nesta terça-feira, à medida que um jornal chinês alertou Bolsonaro a não cultivar laços com a região que Pequim considera parte de seu território.

Durante a campanha, Bolsonaro descreveu a China, maior parceira comercial do Brasil, como uma predadora tentando dominar importantes setores da economia brasileira.

A abertura do capitão da reserva do Exército ao autogovernado e democrático Taiwan pode incomodar Pequim, que considera a ilha uma província dissidente.

Em fevereiro, Bolsonaro se tornou o primeiro candidato à Presidência a visitar Taiwan desde que o Brasil reconheceu Pequim como o único governo chinês sob a política de China única adotada nos anos 1970.

O Ministério de Relações Exteriores de Taiwan disse em comunicado que seu escritório representativo no Brasil deu parabéns "imediatos" do governo da ilha a Bolsonaro.

Nesta terça-feira, o amplamente lido jornal estatal chinês Global Times disse que Bolsonaro precisará de "algum tempo para se familiarizar com a política externa".

"Se ele continuar a desconsiderar o princípio básico sobre Taiwan após assumir o cargo, isso custará muito ao Brasil", disse.