Taiwan diz que parabenizou Bolsonaro imediatamente após vitória
TAIPÉ/PEQUIM (Reuters) - O governo de Taiwan deu parabéns "imediatos" ao presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou o Ministério de Relações Exteriores da ilha nesta terça-feira, à medida que um jornal chinês alertou Bolsonaro a não cultivar laços com a região que Pequim considera parte de seu território.
Durante a campanha, Bolsonaro descreveu a China, maior parceira comercial do Brasil, como uma predadora tentando dominar importantes setores da economia brasileira.
A abertura do capitão da reserva do Exército ao autogovernado e democrático Taiwan pode incomodar Pequim, que considera a ilha uma província dissidente.
Em fevereiro, Bolsonaro se tornou o primeiro candidato à Presidência a visitar Taiwan desde que o Brasil reconheceu Pequim como o único governo chinês sob a política de China única adotada nos anos 1970.
O Ministério de Relações Exteriores de Taiwan disse em comunicado que seu escritório representativo no Brasil deu parabéns "imediatos" do governo da ilha a Bolsonaro.
Nesta terça-feira, o amplamente lido jornal estatal chinês Global Times disse que Bolsonaro precisará de "algum tempo para se familiarizar com a política externa".
"Se ele continuar a desconsiderar o princípio básico sobre Taiwan após assumir o cargo, isso custará muito ao Brasil", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.