Topo

Manifestantes catalães bloqueiam rodovias durante visita de premiê espanhol

21/12/2018 11h31

Por Sam Edwards

BARCELONA (Reuters) - Separatistas catalães bloquearam estradas e protestaram nesta sexta-feira, à medida que o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, levou uma reunião ministerial à capital da Catalunha, Barcelona, em uma demonstração de poder central assim como uma tentativa de negociação.

Defensores da separação da rica região espanhola de 7,5 milhões de habitantes se sentaram em rodovias desde antes do amanhecer, montando barricadas de pneus e lixo. A polícia retirou dezenas de manifestantes dos locais e prendeu sete pessoas.

Um homem foi preso no centro de Barcelona com materiais que poderiam ser usados para fabricar um artefato explosivo, informou a força policial da região de Mossos no Twitter. Cerca de 40 estradas foram afetadas pelos protestos, reportou a mídia local.

Mais de um ano após realização de um referendo ilegal sobre a separação da região do restante da Espanha, a Catalunha continua muito dividida.

A escolha de Sánchez para o local da reunião foi uma demonstração de determinação contra a independência e parte de uma estratégia para garantir a sobrevivência de seu governo de minoria com a ajuda de partidos catalães secessionistas oferecendo-lhes um pouco mais de autonomia.

Centenas de manifestantes se reuniram em frente ao edifício do século 14 no centro histórico de Barcelona onde a reunião de gabinete semanal estava acontecendo.

Na noite de quinta-feira, Sánchez se encontrou com o chefe de governo regional pró-independência da Catalunha, Quim Torra. Eles concordaram em manter um diálogo mais profundo e buscar uma solução política.