Topo

Bolsonaro visitará Israel em potencial impulso eleitoral a Netanyahu

28/02/2019 11h31

JERUSALÉM (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro visitará Israel dias antes das eleições de 9 de abril no país, disse o governo israelense na quinta-feira, em um potencial impulso eleitoral para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

    Empossado em janeiro, Bolsonaro mostrou seus laços pró-Israel, recebendo Netanyahu e sinalizando o desejo de transferir a embaixada do Brasil no país para Jerusalém, embora nenhuma data para isso tenha sido definida.

    A perspectiva de realocar a embaixada brasileira --depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mudou a missão dos EUA em Israel-- tem preocupado os exportadores brasileiros que temem perder o acesso aos principais mercados árabes de carnes halal, que cumprem as regras alimentares muçulmanas.

    O Ministério das Relações Exteriores de Israel informou que Bolsonaro visitará o país entre 31 de março e 4 de abril, mas não deu mais detalhes.

    Netanyahu enfatizou a política internacional em sua campanha por um quinto mandato como premiê, mas suas perspectivas pareciam nebulosas nesta quinta-feira, após um anúncio amplamente esperado de que o procurador-geral de Israel quer que ele seja processado por acusações de corrupção.

    Bolsonaro, capitão da reserva do Exército, assumiu o poder prometendo reprimir o crime e a corrupção. No entanto, ele tem lutado para consolidar sua coalizão no Congresso e denúncias de irregularidades e brigas internas envolvendo seus aliados marcaram seu primeiro mês no cargo.

(Reportagem adicional de Brad Haynes em São Paulo)