Topo

Irã diz que progresso em negociações sobre acordo nuclear não é suficiente para alterar rumo

28/06/2019 15h38

Houve progresso nas negociações realizadas nesta sexta-feira com o objetivo de salvar o acordo nuclear iraniano, mas provavelmente não o suficiente para convencer a República Islâmica a mudar sua decisão de rever as restrições atômicas centrais do acordo uma por uma, disse o enviado iraniano às negociações.

O vice-ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, falou após quase quatro horas de conversas com diplomatas seniores do Reino Unido, China, França, Alemanha e Rússia.

"Foi um passo adiante, mas ainda não é suficiente e não atende às expectativas do Irã", disse Araqchi a repórteres.

"Eu não acho que o progresso feito hoje será suficiente para parar nosso processo, mas a decisão será tomada em Teerã."

Ele disse que os europeus falaram durante a reunião que o mecanismo comercial Instex entrou em operação, com as primeiras transações já sendo processadas, mas que isso ainda é insuficiente porque países europeus não estão comprando petróleo iraniano, a principal demanda para a permanência no acordo nuclear de 2015.

"Para que o Instex seja útil para o Irã, europeus precisam comprar petróleo ou considerar linhas de crédito para este mecanismo, caso contrário o Instex não é como nós ou ele esperávamos", disse ele.

(Por John Irish e Francois Murphy)