Topo

Curdistão iraquiano prende irmão de parlamentar turca por assassinato de diplomata

20/07/2019 13h59

ERBIL/SULAIMANIYA, Iraque (Reuters) - Serviços de segurança da região curda semiautônoma do Iraque disseram neste sábado que prenderam o irmão de uma parlamentar turca pelo assassinato de um diplomata turco em Erbil, capital regional do Curdistão iraquiano.

O diplomata foi uma das duas pessoas assassinadas a tiros na quarta-feira, quando um atirador abriu fogo em um restaurante em que diplomatas turcos estavam jantando. 

“A região do Curdistão anunciou neste sábado a prisão do homem que planejou o assassinato de um diplomata turco em um restaurante em Erbil, menos de uma semana após o ataque”, disse o serviço de segurança interna Asayish, em comunicado. 

O suspeito não foi identificado, mas “relatos indicam” que sua irmã serviu como parlamentar curda no parlamento turco, segundo o comunicado. Outro comunicado de uma força de segurança iraquiana, o Departamento de Combate ao Terrorismo, identificou o suspeito como Mazlum Dag. 

A agremiação turca Partido Democrático do Povo (HDP), que é pró-Curdistão, confirmou posteriormente que o homem preso é irmão de uma de suas parlamentares, Dersim Dag.

(Por Azad Lashkari em Erbil, Ali Sultan em Sulaimaniya e Ece Toksabay em Ancara)