Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS decide amanhã se coronavírus constitui emergência internacional

21.jan.2020 - Pessoas caminham usando máscaras respiratórias no metrô de Pequim, na China; país vive alerta para novo vírus - Jason Lee/Reuters
21.jan.2020 - Pessoas caminham usando máscaras respiratórias no metrô de Pequim, na China; país vive alerta para novo vírus Imagem: Jason Lee/Reuters

Stephanie Nebehay

22/01/2020 17h26

GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que vai decidir amanhã se deve declarar uma emergência global devido ao surto de um novo vírus semelhante à gripe com origem na China.

Se isso acontecer, será apenas a sexta emergência internacional a ser declarada na última década.

"A decisão é uma que eu levo muito a sério", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentando que estava preparado apenas para tomá-la com o volume de informações necessárias e a devida consideração.

A declaração foi feita depois que a OMS realizou uma reunião de um dia de um painel independente de especialistas em Genebra na quarta-feira.

As mortes pelo novo coronavírus da China subiram para 17, com mais de 540 casos confirmados hoje, aumentando o medo de contágio de uma infecção suspeita de se originar de animais selvagens comercializados ilegalmente.

Acredita-se que a cepa anteriormente desconhecida desse coronavírus tenha emergido de um mercado de animais na cidade central de Wuhan, com casos agora detectados em lugares tão distantes quanto os Estados Unidos.

Wuhan decidiu suspender suas redes de transporte e aconselha os cidadãos a não deixarem a cidade, informou a mídia estatal na quinta-feira.