Topo

Esse conteúdo é antigo

Taiwan chama China de "vil" por limitar acesso à OMS durante surto de vírus

Coronavírus  -  Tyrone Siu
Coronavírus Imagem: Tyrone Siu

Ben Blanchard

Da agência Reuters, em Taipei (Taiwan)

04/02/2020 19h23

Taiwan intensificou a guerra verbal com Pequim nesta terça-feira devido à exclusão da ilha da Organização Mundial da Saúde (OMS), dizendo que a China "vil" estava impedindo a região de obter informações sobre o surto de coronavírus.

Taiwan não é membro da OMS por causa das objeções da China. Pequim diz que a ilha é uma província chinesa rebelde e está adequadamente representada na organização pela China.

Taiwan diz que não é e nunca fez parte da República Popular da China.

Na segunda-feira, a China disse à OMS que havia compartilhado informações completas sobre o coronavírus com Taiwan e que a comunicação sobre surtos havia sido tranquila entre os dois lados.

Mas a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Taiwan, Joanne Ou, afirmou que a ilha tem recebido informações muito limitadas e não tem conseguido obtê-las rapidamente.

"Embora o vírus seja realmente sério, eles ainda estão usando o princípio de 'China única' para impedir Taiwan de participar das reuniões técnicas da OMS", disse ela.

Taiwan registrou 11 casos do vírus, em comparação com mais de 20 mil na China, onde o surto iniciou-se na cidade de Wuhan, no fim do ano passado.

"A doença não tem fronteiras nacionais", acrescentou Joanne. "Colocar considerações políticas sobre a saúde e a segurança das pessoas é basicamente extremamente desprezível".