Topo

Berlim e Colônia fecham bares e clubes em resposta ao coronavírus

14/03/2020 15h41

BERLIM (Reuters) - Berlim e Colônia fecharão todos os bares, clubes, cinemas, teatros e salas de shows, em medida com efeito imediato, conforme a Alemanha intensifica seus esforços para evitar a propagação do coronavírus.

"O Senado de Berlim decidiu hoje que a partir de agora todos os eventos públicos e não públicos em Berlim com 50 ou mais participantes estão proibidos", disse o governo local em comunicado.

Museus, bordéis, piscinas e academias também fecharão na capital, que - como outros Estados alemães - está fechando as escolas a partir da próxima semana até o final do feriado da Páscoa. O pequeno Estado de Sarre, no oeste, fez o mesmo.

O sistema altamente descentralizado da Alemanha significa que cabe aos governos regionais decidir sobre os fechamentos.

O ministro da Saúde, Jens Spahn, pediu no sábado que as pessoas que retornam de Itália, Suíça e Áustria se auto-isolem por até duas semanas para ajudar a desacelerar a propagação do coronavírus.

"Especialmente viajantes e esquiadores que retornam da Suíça, Itália e Áustria devem ficar em casa o quanto for possível por até duas semanas, mesmo sem sintomas", disse Spahn no Twitter.

Até sexta-feira havia 3.062 casos confirmados de coronavírus na Alemanha, com cinco mortes, informou o Instituto Robert Koch para doenças infecciosas.

Colônia, no oeste da Alemanha, que tem uma população de mais de 1 milhão de habitantes, disse que boates, bares, teatros, cinemas e galerias fecharão até 10 de abril. Os serviços religiosos também estão proibidos. Restaurantes e bares que servem comida podem permanecer abertos, como em Berlim.

O ministro dos Transportes, Andreas Scheuer, disse ao jornal Bild am Sonntag que militares poderiam ser enviados para manter os supermercados abastecidos e abertos se, por exemplo, houvesse falta de motoristas de caminhão.

A chanceler Angela Merkel pediu às pessoas que reduzam o contato social, incluindo sugestão de que crianças evitem visitar seus avós.

"Todos podem contribuir com seu comportamento pessoal ... para que a velocidade com que as pessoas são infectadas diminua, para que nosso sistema de saúde não fique sobrecarregado", disse ela em seu podcast semanal.

(Por Paul Carrel)