Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA terão mais de 74 mil mortes por coronavírus até agosto, aponta projeção

Funcionária com máscara de proteção contra coronavírus em unidade da JBS USA em Greeley, Colorado (EUA), que foi fechada por causa da pandemia - Jim Urquhart
Funcionária com máscara de proteção contra coronavírus em unidade da JBS USA em Greeley, Colorado (EUA), que foi fechada por causa da pandemia Imagem: Jim Urquhart

28/04/2020 09h30

O número de mortes pelo surto da covid-19 nos Estados Unidos pode chegar a mais de 74 mil até agosto, de acordo com uma análise da Universidade de Washington, frequentemente citada por funcionários da Casa Branca e autoridades de saúde pública.

Na segunda-feira, o estudo realizado pelo Instituto para Métricas e Avaliação em Saúde (Ihme) da universidade elevou o número projetado de mortos nos EUA para 74.073 até 4 de agosto, um total acima dos 67 mil previstos há uma semana e dos 60 mil previstos há duas semanas.

A projeção sofreu uma queda em relação àquela estipulada há um mês, que previa cerca 90 mil mortes por covid-19 no país.

O diretor do instituto, Christopher Murray, disse que o número de mortes aumentaria se os Estados reabrissem suas economias muito cedo.

Vários Estados dos EUA reduziram as restrições às empresas e outros estão prontos para seguir esse caminho.

As ordens para permanecer em casa emitidas por governadores e as decisões subsequentes de reabrir lentamente as economias se transformaram em questões políticas altamente discutidas nas últimas semanas, uma vez que os fechamentos atingiram a economia do país.

As mortes pelo novo coronavírus nos EUA ultrapassaram 56 mil na segunda-feira, de acordo com uma contagem da Reuters. O país tem o maior número mundial de casos confirmados da infecção, totalizando mais de 993 mil.

Globalmente, os casos superaram os 3 milhões, com um total de mais de 210 mil mortes, mostram os cálculos da Reuters.

(Por Kanishka Singh em Bengaluru)