Topo

Esse conteúdo é antigo

Professor citado por equipe de Trump afirma que advogados deturparam pesquisa em defesa para impeachment

Professor citado por equipe de Trump afirma que advogados deturparam pesquisa em defesa para impeachment - Isaac Brekken/Getty Images
Professor citado por equipe de Trump afirma que advogados deturparam pesquisa em defesa para impeachment Imagem: Isaac Brekken/Getty Images

08/02/2021 20h49

Um acadêmico de Direito citado pelos advogados de Donald Trump para argumentar sobre a inconstitucionalidade de um impeachment de um ex-presidente norte-americano disse que a equipe jurídica de Trump deturpou "muito" seu trabalho.

O professor de Direito da Universidade de Michigan State Brian Kalt afirmou à Reuters por e-mail que sua pesquisa "definitivamente não" estava sendo descrita com precisão no documento de 78 páginas apresentado pelos advogados de Trump nesta segunda-feira, um dia antes do início de seu segundo julgamento de impeachment.

No documento, os advogados de Trump negam que ele tenha incentivado o violento ataque ao Capitólio norte-americano por centenas de seus apoiadores no dia 6 de janeiro, além de contestarem a constitucionalidade do processo.

Kalt, no entanto, se junta a outros acadêmicos na defesa de que o julgamento no Senado norte-americano é sim constitucional.

"Eles não precisavam ser dissimulados e enganadores assim", disse Kalt posteriormente no Twitter, acrescentando que "em vários lugares, eles deturpam muito o que escrevi".

David Schoen, um dos advogados de Trump, afirmou que não teve a intenção de deturpar o trabalho de Kalt.

"O professor Kalt não concordou com a nossa posição, mas ele explicou bem e queríamos dar o crédito a ele por isso", disse Schoen à Reuters. "Eu posso garantir que nunca foi nossa intenção ludibriar ninguém sobre a posição do professor Kalt."