ONU pede investigação de operação policial que deixou 25 mortos no Rio
Por Stephanie Nebehay
GENEBRA (Reuters) - O escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta sexta-feira uma investigação independente sobre uma operação policial contra traficantes de drogas na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, que deixou 25 pessoas mortas, incluindo um policial.
A operação realizada na quinta-feira, na qual helicópteros foram usados, parece ser a mais letal em uma década, em uma longa história de uso "desproporcional e desnecessário" da força pela polícia, disse o porta-voz da ONU para Direitos Humanos Rupert Colville em uma entrevista da ONU em Genebra.
"Pedimos à promotoria que conduza uma investigação independente e ampla sobre o caso, de acordo com os padrões internacionais", disse Colville.
A força deve ser usada somente como último recurso e a polícia não tomou medidas para preservar as evidências na cena do crime, acrescentou ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.