Com covid-19 ofuscando Jogos, apoio ao primeiro-ministro do Japão cai
Milhões de japoneses assistiram à cerimônia de abertura da Olimpíada e muitos estão torcendo pelos atletas do país, mas a sombra da Covid-19 até agora tem impedido que o primeiro-ministro Yoshihide Suga melhore o seu fraco apoio antes da eleição deste ano.
O apoio do eleitorado a Suga caiu nove pontos, para 34%, seu pior patamar desde que assumiu o poder no último mês de setembro, segundo uma pesquisa entre 23 e 25 de julho do jornal diário de negócios Nikkei publicada nesta segunda-feira. Os Jogos, adiados por um ano por causa da pandemia, começaram na sexta-feira.
Quase dois terços das pessoas que responderam disseram que a vacinação contra coronavírus no país não estava indo bem.
O cenário dos sonhos para Suga seria conter a epidemia do vírus, presidir Jogos de sucesso e convocar eleições gerais. Isso ficou de cabeça para baixo após um surto de infecções de Covid-19 levar a um quarto estado de emergência em Tóquio e forçar os organizadores da Olimpíada a proibirem espectadores de quase todos os locais de competição.
Tóquio relatou 1.429 novos casos de Covid-19 na segunda-feira, quase o dobro do mesmo dia da semana passada.
Yiannis Exarchos, CEO dos Serviços de Transmissão da Olimpíada, disse que a cerimônia de abertura foi vista por mais de 70 milhões de pessoas no Japão, tornando-a o evento mais assistido da última década.
Muitos japoneses temem que o fluxo de atletas e autoridades para o evento global aumente o surto de infecções, e 31% da pesquisa da Nikkei disse que os Jogos deveriam ser cancelados ou adiados novamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.