Rússia diz querer resposta urgente dos EUA sobre garantias de segurança
Por Tom Balmforth e Maria Kiselyova e Dmitry Antonov
MOSCOU (Reuters) - A Rússia disse nesta segunda-feira que precisa de uma resposta urgente dos Estados Unidos a respeito de suas exigências abrangentes de segurança e voltou a alertar para uma possível reação militar a menos que veja uma ação política para apaziguar suas preocupações.
Moscou, que tensiona o Ocidente com uma concentração de soldados perto da fronteira com a Ucrânia, revelou na semana passada uma lista de propostas de segurança que quer negociar, incluindo uma promessa de que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) abdicará de qualquer atividade militar na Europa Oriental e na Ucrânia.
Os EUA dizem que algumas das propostas russas são obviamente inaceitáveis, mas que responderá em algum momento desta semana com propostas mais concretas sobre o formato de quaisquer conversas.
Konstantin Gavrilov, um diplomata russo em Viena, disse que as relações entre seu país e a Otan chegaram a um "momento da verdade".
"A conversa precisa ser séria e todos na Otan entendem perfeitamente bem, apesar de sua força e seu poder, que uma ação política concreta precisa ser tomada, caso contrário a alternativa é uma reação militar-técnica e militar da Rússia", disse ele, segundo citação da agência de notícias RIA.
A reação norte-americana provavelmente moldará o cálculo russo a respeito da Ucrânia, o principal ponto de atrito nas relações entre a Rússia e o Ocidente.
EUA e Ucrânia dizem que a Rússia pode estar preparando uma invasão à ex-República soviética, o que o governo russo nega.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.