Topo

Esse conteúdo é antigo

Não troque sua segurança por lucros econômicos, diz Otan a países

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, gesticula durante entrevista coletiva na véspera de uma cúpula da Otan, em meio à invasão russa da Ucrânia, em Bruxelas, Bélgica, 23 de março de 2022 - Gonzalo Fuentes/Reuters
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, gesticula durante entrevista coletiva na véspera de uma cúpula da Otan, em meio à invasão russa da Ucrânia, em Bruxelas, Bélgica, 23 de março de 2022 Imagem: Gonzalo Fuentes/Reuters

Sabine Siebold

24/05/2022 07h36Atualizada em 24/05/2022 07h45

Os países ocidentais não devem trocar sua segurança por lucros econômicos, alertou o secretário-geral da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, nesta terça-feira, referindo-se ao debate sobre o uso da tecnologia chinesa em redes 5G e a construção do gasoduto Nord Stream 2.

"Devemos reconhecer que nossas escolhas econômicas têm consequências para nossa segurança. A liberdade é mais importante do que o livre comércio", disse Stoltenberg aos líderes empresariais reunidos no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

"Não estou argumentando contra o comércio com a China, mas estou dizendo que, por exemplo, o controle das redes 5G é de importância vital para a segurança", disse Stoltenberg.

"Não podemos dizer que, no interesse dos lucros e do livre comércio, apenas abrimos essas redes também para fornecedores que realmente não são confiáveis quando se trata de nossa segurança", acrescentou Stoltenberg.