Rússia se diz aberta a conversar com EUA sobre tratado de armas nucleares
A Rússia disse nesta quinta-feira que está estudando a possibilidade de uma reunião presencial entre negociadores russos e norte-americanos sobre um tratado de controle de armas nucleares.
Em um briefing em Moscou, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, afirmou que a Rússia está aberta a retomar inspeções sob o novo tratado Start e considerando a possibilidade de reuniões presenciais de uma comissão conjunta de representantes dos Estados Unidos e da Rússia.
As inspeções físicas sob o tratado estão suspensas desde 2020, inicialmente como resultado da pandemia de coronavírus.
"O tema de retomá-las está sendo considerado", disse Zakharova nesta quinta-feira. "Estão sendo estudadas as possibilidades de realização de uma sessão presencial da comissão consultiva bilateral."
O tratado estabelece limites no número de armas nucleares que cada lado pode mobilizar e descreve os termos para verificação e inspeção dos arsenais nucleares de cada um.
Moscou disse em agosto que estava considerando uma nova reunião da comissão, bem como uma possível retomada das negociações para estender o tratado, um dos poucos grandes acordos diplomáticos que permanecem em vigor entre Moscou e Washington, em meio à piora das relações devido ao conflito na Ucrânia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.