Putin ordena confisco de projeto petrolífero liderado por Exxon na Rússia
O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto na sexta-feira que estabelece um novo operador para o projeto de petróleo e gás Sakhalin-1, liderado pela Exxon Mobil Corp, no Extremo Oriente da Rússia.
A medida de Putin afeta o maior investimento da Exxon na Rússia e imita uma estratégia que ele usou para assumir o controle de outros ativos no setor no país.
O decreto dá ao governo russo autoridade para decidir se os acionistas estrangeiros podem manter participações no projeto.
A Exxon detém uma participação de 30% na operador do Sakhalin-1, com a empresa russa Rosneft, a indiana ONGC Videsh e a japonesa SODECO como parceiras.
A produção de petróleo no projeto Sakhalin-1 caiu para apenas 10 mil barris por dia (bpd) em julho, de 220 mil bpd antes da Rússia invadir a Ucrânia.
A Exxon vem tentando sair de suas operações na Rússia e transferir sua participação no Sakhalin-1 para um parceiro desde março, após sanções internacionais impostas a Moscou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.