Coreia do Norte dispara 3 mísseis balísticos após ano de testes sem precedentes
SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos em direção ao mar a leste da Península Coreana neste sábado, disseram militares sul-coreanos.
Os lançamentos são os mais recentes em um número sem precedentes de testes de mísseis conduzidos pela Coreia do Norte neste ano, enquanto Pyongyang avança no desenvolvimento de armas em meio a especulações de que poderia testar uma arma nuclear pela sétima vez.
Os três mísseis balísticos de curto alcance foram disparados por volta das 8h, no horário local, a partir da província de North Hwanghae, ao sul da capital Pyongyang, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
Todos os três voaram a uma altitude de cerca de 100 km e cobriram um alcance de cerca de 350 km, segundo o Ministério da Defesa do Japão. Os militares sul-coreanos também disseram que os mísseis voaram cerca de 350 km.
"O lançamento de mísseis balísticos da Coreia do Norte é uma grave provocação que prejudica a paz e a estabilidade na Península Coreana, bem como a comunidade internacional", disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, condenando as atitudes como uma clara violação da resolução do Conselho de Segurança da ONU e incitando sua paralisação imediata.
O Comando Indo-Pacífico dos EUA disse que os lançamentos recentes não representam uma ameaça imediata ao pessoal ou território norte-americano, ou aos aliados de Washington, mas destacaram o impacto desestabilizador do programa de armas da Coreia do Norte.
(Reportagem Joyce Lee e Atsuko Aoyama; reportagem adicional de Kanishka Singh e Kantaro Komiya)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.