Egito diz que 'obstáculos israelenses' impedem entrega de ajuda a Gaza
![Caminhões de ajuda humanitária entram em Gaza pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito Caminhões de ajuda humanitária entram em Gaza pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/f9/2023/10/19/caminhoes-que-transportam-ajuda-humanitaria-de-ongs-egipcias-para-os-palestinos-aguardam-a-reabertura-da-passagem-de-rafah-no-lado-egipcio-para-entrar-em-gaza-em-meio-ao-conflito-em-curso-entre-israel-e-1697752369452_v2_900x506.jpg)
O Ministério das Relações Exteriores do Egito disse neste sábado que "obstáculos israelenses", incluindo procedimentos de inspeção de caminhões, estavam impedindo a entrega imediata de ajuda à Faixa de Gaza através da passagem de Rafah, entre o Egito e o enclave palestino.
"Os caminhões devem ser inspecionados na passagem israelita de Nitzana antes de se dirigirem para a passagem de Rafah, numa viagem que percorre uma distância de 100 quilômetros antes de realmente entrarem na passagem de Rafah, o que causa obstáculos que atrasam significativamente a chegada da ajuda. ", disse um porta-voz do ministério em comunicado.
A passagem de Rafah, que é controlada pelo Egito e não faz fronteira com Israel, tornou-se o principal ponto de entrega de ajuda desde que Israel impôs um cerco a Gaza em retaliação a um ataque de militantes do Hamas a partir da faixa costeira, em 7 de outubro.
Antes do conflito, cerca de 500 caminhões por dia atravessavam Gaza, mas nos últimos dias, uma média de apenas 12 caminhões por dia entraram, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, na sexta-feira.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.