Donald Sutherland, astro de "M.A.S.H." e "Jogos Vorazes", morre aos 88 anos

Por Will Dunham e Patricia Reaney

(Reuters) - Donald Sutherland, um dos atores mais versáteis e talentosos do Canadá, que encantou o público em filmes como "M.A.S.H.", "O Passado Condena", "Gente Como a Gente" e a franquia "Jogos Vorazes", morreu aos 88 anos de idade.

O ator canadense, cuja longa carreira se estendeu da década de 1960 até a década de 2020, morreu nesta quinta-feira, informou seu filho Kiefer Sutherland nas redes sociais.

O ator alto, de voz grave, olhos azuis penetrantes e sorriso travesso, conseguiu passar sem esforço por papéis de personagens a protagonistas românticos, contracenando com nomes como Jane Fonda e Julie Christie. Ele também interpretou vários personagens esquisitos e vilões durante a carreira.

Uma das maiores estrelas de Hollywood na década de 1970, ele continuou sendo requisitado para projetos de cinema e TV até os anos 1980. Conhecido por sua aparência não convencional e sua versatilidade como ator, Sutherland interpretou uma grande variedade de personagens memoráveis.

Entre eles, um cirurgião malandro do Exército em "M.A.S.H." (1970), um comandante de tanque peculiar em "Os Guerreiros Pilantras" (1970), um detetive de cidade pequena em "O Passado Condena" (1971), um professor drogado e libidinoso em "Clube dos Cafajestes" (1978), um funcionário público de saúde que enfrenta uma presença alienígena em "Invasores de Corpos" (1978) e um pai desesperado em "Gente Como a Gente" (1980). Ele conquistou uma nova geração de fãs com sua gloriosa interpretação de um presidente despótico em "Jogos Vorazes" (2012) e suas sequências.

"Gostaria de poder agradecer a todos os personagens que interpretei, agradecê-los por usarem suas vidas para animar a minha", disse Sutherland em seu discurso de aceitação de um Oscar honorário por sua carreira em 2017.

Sutherland nasceu em 17 de julho de 1935, na província canadense de New Brunswick, e foi criado na Nova Escócia. Atuou em produções escolares na faculdade, mudou-se para a no Reino Unido para aprimorar sua arte e depois para os Estados Unidos, onde teve sua primeira grande chance como membro de um elenco de primeira linha no filme de guerra "Os Doze Condenados" (1967).

Ele alcançou a fama três anos depois, interpretando o cirurgião inconformado Hawkeye Pierce na sátira da Guerra da Coreia "M.A.S.H." (1970), do diretor Robert Altman. O filme, que mais tarde se transformou em uma série de TV, retratava as peripécias de um hospital cirúrgico móvel do Exército, explorando o sentimento antiguerra de muitos norte-americanos durante a Guerra do Vietnã.

Continua após a publicidade

Também em 1970, Sutherland estrelou ao lado de Telly Savalas e Clint Eastwood em "Os Guerreiros Pilantras" como o sargento Oddball em uma missão para roubar ouro dos nazistas.

No ano seguinte, ele contracenou com Fonda, uma das maiores celebridades de Hollywood, em "O Passado Condena" e, em 1973, interpretou um pai em luto em "Inverno de Sangue em Veneza", que incluía uma cena de sexo escaldante com Christie. "O Passado Condena" provocou um romance com Fonda, com quem ele participou ativamente do movimento contra a Guerra do Vietnã.

Seus filmes de 1978 não poderiam ter sido mais diferentes. Na comédia barulhenta "Clube dos Cafajestes", Sutherland interpretou um professor que dorme com a namorada de um membro de uma fraternidade. "Invasores de Corpos" foi um remake bem-sucedido de ficção científica de um clássico original de 1956, contando a história de alienígenas que se apossam de seres humanos.

O desempenho de Sutherland em "Gente Como a Gente", a estreia do astro de Hollywood Robert Redford na direção, ajudou o filme de 1980 a ganhar quatro prêmios da Academia, incluindo o de melhor filme. Sutherland estrelou ao lado de Mary Tyler Moore e Timothy Hutton nessa exploração da fragmentação de uma família do meio-oeste norte-americano.

Na década de 1990, ele participou de filmes como "JFK" (1991), "Cortina de Fogo" (1991), "Buffy - A Caça-Vampiros" (1992), "Epidemia" (1995), "Tempo de Matar" (1996) e ganhou um prêmio Emmy por sua atuação no filme para TV da HBO de 1995, "Cidadão X" Nos anos 2000, ele participou dos aclamados "Cold Mountain" (2003) e "Orgulho e Preconceito" (2005).

Nos filmes "Jogos Vorazes", na década de 2010, sobre um futuro distópico em que adolescentes são enviados para uma competição mortal como entretenimento de massa, ele se divertiu ao interpretar o vilão presidente Coriolanus Snow.

Continua após a publicidade

"A realidade é que ele tinha um país para governar. Pelo menos ele estava administrando-o, o que é mais do que se pode dizer de algumas pessoas", disse Sutherland ao Los Angeles Times em 2017.

"Foi engraçado, no início com "Jogos Vorazes", andar por um aeroporto e, de repente, sentir um puxão, olhar para baixo e ver uma jovem -- sempre uma menina, nunca um menino", disse Sutherland. "E a mãe dela está lá e ela diz: "Você poderia tirar uma foto com minha filha?" E nós estávamos um ao lado do outro e eu olhava para a câmera e a garota dizia: 'Você poderia parecer mal?'"

Sutherland foi considerado um dos melhores atores que nunca recebeu uma indicação ao Oscar por nenhum de seus papéis. Ele se casou três vezes e teve cinco filhos, incluindo Kiefer.

(Reportagem de Will Dunham, Patricia Reaney e Lisa Richwine)

Deixe seu comentário

Só para assinantes