5.000 bombeiros e 155 mil hectares: incêndio na Califórnia fica maior que cidade de Los Angeles
O maior incêndio florestal nos Estados Unidos no momento se expandiu para quase 1.554 km quadrados na manhã desta terça-feira, área maior que a cidade de Los Angeles, segundo bombeiros da Califórnia, enquanto milhares deles lutam contra as chamas em uma área selvagem remota ao norte de Sacramento.
Mais de 5.000 bombeiros de toda a Califórnia e de outros Estados trabalhavam sem parar para apagar o incêndio Park Fire, ardendo no Central Valley, a cerca de 145 km ao norte da capital estadual Sacramento. O fogo cresceu para 155.237 hectares, tornando-se o sexto maior incêndio florestal da história da Califórnia.
Alimentado por grama seca, arbustos e madeira, o incêndio está se movendo rapidamente, disse o capitão Dan Collins, do Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia, ou Cal Fire.
"Esse incêndio tem muito combustível que é receptivo à queima e é difícil de chegar a ele", disse.
"Nossa linha de fogo está a 418 km. Esse é o tamanho de três Lake Tahoes. Pode levar de duas a três horas para levar funcionários até lá por causa do terreno."
A previsão do tempo traz apenas uma pequena chance de tempestade nesta terça-feira, segundo Ashton Robinson Cook, do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA. Depois disso, não há previsão de chuva, e o tempo quente e extremamente seco prevalecerá, segundo ele.
As temperaturas chegarão a 37,8°C na quarta-feira e as máximas podem ficar nesse patamar até a próxima segunda-feira, disse, com a umidade relativa caindo a até 7%.
O Park Fire, que tinha apenas 14% contidos nesta terça-feira, forçou a retirada de mais de 4.000 pessoas e destruiu ou danificou mais de 100 estruturas, informaram os bombeiros. Não houve relatos de pessoas feridas ou mortas.
Deixe seu comentário