Após vitória de Trump, Putin diz que há uma luta em andamento por nova ordem mundial

SOCHI, Rússia (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, condenou os Estados Unidos, nesta quinta-feira, por tentarem infligir uma derrota estratégica à Rússia na Ucrânia e disse que há uma luta em andamento para moldar uma nova ordem mundial com o desmoronamento da era pós-Guerra Fria dominada pelo Ocidente.

"Chegamos a uma linha perigosa", disse Putin ao clube de discussão Valdai em Sochi, no Mar Negro, um dia depois da vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos EUA.

"Os apelos do Ocidente para infligir uma derrota estratégica à Rússia, um país com o maior arsenal de armas nucleares, demonstram o aventureirismo exorbitante dos políticos ocidentais", afirmou Putin.

O Ocidente procurou arrogantemente enquadrar a Rússia como uma potência derrotada após a queda da União Soviética em 1991, disse, descrevendo a aliança militar da Otan liderada pelos EUA como um anacronismo.

A Rússia, segundo ele, não considera a civilização ocidental como inimiga, apesar das tentativas dos Estados Unidos e de seus aliados de isolar Moscou.

De qualquer forma, o mundo está mudando, afirmou, e muitos países poderosos não querem isolar a Rússia.

"A antiga estrutura do mundo está desaparecendo de forma irrevogável, podemos dizer que já desapareceu, e uma luta séria e irreconciliável está se desenvolvendo para a formação de uma nova estrutura", disse Putin.

"O mundo precisa da Rússia, e nenhuma decisão de supostos superiores em Washington ou Bruxelas pode mudar isso."

(Reportagem de Vladimir Soldatkin)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.